sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Beertone: o Pantone da Cerveja

     Muito louco esse pantone...rsrsrs...Quando o encontrei busquei em vários sites para poder saber mais sobre ele e como tinha sido pensado e criado, afinal, é muito criativo, muito inteligente e muuuuiiiitooooo apetitoso...rsrsrs
     Veja a definição do Beertone pelos próprios idealizadores do projeto:

Era outubro de 2012, durante uma daquelas longas noites no escritório. A ideia para o Beertone veio até nós depois de uma busca sem sucesso por guias de cerveja que continham informações úteis para os entusiastas de cerveja e foi organizado um pouco diferente do que outros guias de cerveja – pela cor das cervejas individuais. O conceito Beertone nasceu.
Hoje temos a sorte de ter uma equipe de bebedores de cerveja apaixonados ajudando -nos a criar novas edições e desenvolver novos recursos. Mas no começo, Daniel e eu terminamos nossos trabalhos do dia em uma agência e dedicamos o resto de nossas horas de vigília para o Beertone – às vezes ao mesmo tempo, sentados no escritório.
Depois de viajar até os confins da Suíça – o que é mais longe do que se poderia pensar, especialmente com sacos de garrafas em cada mão – chegamos até o negócio de medir a cor com o nosso espectrofotômetro – financiado pelos amigos. Estávamos um pouco preocupados depois de nossas primeiras amostras, mas, em seguida, desenvolvemos técnicas para lidar com as coisas tais como espuma e bolhas que podem realmente interferir nas medições .
Os valores de ‘absorbância’ na mão , tivemos que retocar em nossas habilidades matemáticas para convertê-los para o padrão EBC, SRM, e outros espaços de cores que foram necessários para criar a paleta de cores para o que viria a ser o Beertone Reader.
Analisamos também cervejas de outros países. Isto permitiu-nos testar a nossa abordagem em um espectro mais amplo de tons de cor. Em uma etapa final, consolidamos as medições, cálculos e comparações manuais em uma tabela que nos permite definir a ordem de cervejas no guia, bem como o espectro de cores final.
Nós já começamos a trabalhar na edição alemã e espero ter a oportunidade de criar um pouco mais. Se você conhece algumas cervejas em circulação a partir do seu país que você acha que todos deveriam saber sobre, deixe-nos saber e você poderá encontrá-las em um futuro próximo, no Beertone.”





    
    A ideia desses dois foi incrível. O Beertone é um blog super interessante onde você pode acompanhar um guia de 202 cervejas artesanais brasileiras, informações de diferentes cervejarias, teor alcóolico de cervejas, estilo, etc. As informações são muito detalhadas e até para quem não curte tanto cerveja assim, é mega interessante e informativo a forma como falam sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário