quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Favela Painting

     Se assim como eu você não conhecia esse projeto, a oportunidade está aqui  no Coisas de Karol com K. Um projeto belíssimo e incrível iniciado em 2006 quando a dupla de artistas Haas e Hahn da Holanda, tiveram a ideia de criar intervenções nas várias comunidades brasileiras. No início foram pintados dois murais na favela Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Os dois artistas tiveram a colaboração da juventude local e o trabalho ficou tão incrível que atraiu a mídia internacional se tornando motivo de orgulho para a comunidade de Vila Cruzeiro.
     A primeira pintura consistia em um mural de 150 metros quadrados e tinha como personagem principal um garoto com uma pipa, ilustrando a brincadeira das crianças da favela.
     A segunda pintura foi criada em uma escultura muito grande construída para conter os deslizamentos de terra. Os jovens da favela que ajudaram no projeto foram remunerados e, além disso, esses jovens que antes trabalhavam para traficantes, passaram a fazer parte do projeto “Soldados Nunca Mais”, um programa do IBISS que oferece aos jovens alternativas para uma vida fora dos comandos de drogas.
     Com as pinturas, a favela Vila Cruzeiro que é uma das mais violentas do Rio de Janeiro devido a uma guerra sem fim entre o comando de drogas e a polícia, pôde ser notada pois recebeu muita atenção positiva da mídia nacional e internacional que mostrou o lado bom e não somente a violência e as coisas ruins da favela.
     Além de Vila Cruzeiro outras comunidades também foram atingidas com o projeto e para saber mais é só acessar o site favelapainting.com.
     O projeto é lindo e merece o apoio de todas as pessoas para que mais jovens, crianças e adultos sejam salvos pela arte e pela cultura, afinal, essas sim podem salvar a vida de milhares de pessoas.

“Imagine uma favela inteira se tornando um trabalho de arte gigantesco...Um monumento para seu povo e sua cultura.” 








Nenhum comentário:

Postar um comentário