terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

João Montanaro

     Mais um cara legal que tive a oportunidade de conhecer no Pixel Show 2012, mas peraí...um cara ou um menino?


     Pois é! João Montanaro é um cartunista e tem apenas 16 anos, você acredita?
     Enquanto uma criança normal de 12 anos joga bola, anda de skate e joga videogame, João Montanaro começou a trabalhar na Revista Mad em 2008 com apenas essa idade e, em 2010, passou a fazer charge política no jornal Folha de São Paulo. Em 2011, com 14 anos, lançou seu primeiro livro, Cócegas no Raciocínio e em 2012 fez uma palestra muito divertida no Pixel Show, da qual tive a oportunidade de estar presente e de conhecê-lo melhor.
     Apesar da pouca idade é um garoto muito antenado e inteligente, busca referências e se aprimora a cada dia. Inova suas técnicas de desenho utilizando nanquim, aquarela, bico de pena, guache, entre outras e não gosta de desenhar no computador, desenha tudo a mão. Se sobressai diante de muitos marmanjões por aí.
     É muito maduro e o que acha importante é seu trabalho e não sua idade: “Não quero receber trabalhos porque tenho 16 anos, quero receber trabalhos porque gostaram do meu trabalho”.
     Nos seus quadrinhos podemos encontrar críticas da política e da sociedade, piadas de filmes que estão sendo vistos nos cinemas, ilustrações divertidas, situações do dia a dia, etc. João não se restringe a apenas 1 ou 2 temas.
     Conselho de João Montanaro: “Não procure escolas de desenho, se desenvolva sozinho, tenha autocrítica – nunca o que você faz é tão bom quanto todo mundo diz – e, principalmente, muita cara de pau. Seu trabalho não vai andar sozinho até a mão das pessoas.”
     O mais legal do João é que ele correu atrás de tudo, procurou pessoas para mostrar seu trabalho e dessa maneira foi se mostrando. Muito bacana esse garoto, não é mesmo? Me encantei por ele e pelos trabalhos dele, por isso, disponibilizo alguns aqui no blog e deixo alguns contatos para quem quiser ver e saber mais sobre o João. Espero que gostem!!! Fui...








  



Nenhum comentário:

Postar um comentário